quarta-feira, 30 de março de 2011

* Virada Cultural - 16 e 17 de abril *

A 7ª edição da Virada Cultural acontecerá nos dias 16 e 17 de abril repetindo a habitual dose de 24 horas ininterruptas de programação com início às 18 horas do Sábado.

Mais de mil atrações gratuitas estarão espalhadas por diversos palcos na região central da cidade, incluindo a participação de artistas de rua, e a intensa programação elaborada pelo SESC – parceiro nesta realização.

A programação musical continua sendo o carro-chefe do evento, contemplando diferentes ritmos e estilos nacionais e internacionais a fim de balançar a todos os visitantes.

Pessoal nós do Pagode da 27 também estaremos lá...

Contando com a presença de todos vocês...

Encontro de Rodas: Samba da Maria Cursi, Pagode da 27 e Kolombolo

Encontro de três rodas de samba da cidade de São Paulo: Samba da Maria Cursi (São Mateus), Pagode da 27 (Grajaú) e Ala de Compositores do Cordão Carnavalesco Kolombolo Diá Piratininga (Vila Madalena). Com os convidados Carlão do Peruche (Peruche/ Embaixador Mestre do Samba Paulistano), Ideval Anselmo (Camisa Verde e Branco), Marco Antonio (Nenê da Vila Matilde), Osvaldinho da Cuíca (Vai Vai/ Primeiro Cidadão Samba Paulistano) e Toinho Melodia (Vila Maria) que representam a Velha Guarda e a trajetória do samba paulista. Este encontro busca demonstrar o que acontece nas reuniões destas comunidades e apresentar os aspectos culturais e sociais que permeiam estas rodas, no intuito de valorizar suas produções e expressões locais. Estas comunidades possuem cada uma, sua ala compositores pertencente a um cordão carnavalesco contemporâneo que se constitui numa tentativa de resgate dos antigos cordões dos quais nenhum se encontra mais em atividade. Neste encontro, a presença de aproximadamente 50 artistas protagonistas de suas histórias e comunidades.

Local.: SESC Pinheiros

Rua Paes Leme, 195 São Paulo - SP

Dia 17 às 03h00

Grande Abraço;
"PAGODE DA 27"

terça-feira, 29 de março de 2011

* Nova Campanha do Pagode da 27 *

Pessoal... estamos fazendo uma campanha
do leite, achocolatado e café...
Quem puder e não for fazer falta
suspenda o kilo de alimento e
leve ate o Pagode da 27,
um leite de caixinha ou um achocolatado
ou um pct. de café pra ajudar as crianças...
Valeu gente...
Grande Abraço;
*** PAGODE DA 27 ***

quinta-feira, 24 de março de 2011

****** Parabéns CUMBUCA ******

Parabéns rapaziada...que DEUS os abençoe nessa caminhada que é difícil mas vale apena, lá na frente ver os frutos surgirem e mais importante ainda, fazerem parte da história do nosso querido e amado samba... não simplesmente contá-lo...
Nós do Pagode da 27 desejamos toda sorte à vocês...
Parabéns pelo trabalho sempre...
Grande Abraço;
1,2,3 ... PAGODE DA 27

"Projeto Cultural Samba na Cumbuca"

A Cumbuca...

O Projeto Cultural Samba na Cumbuca foi fundado em 25 de março de 2009, é a primeira comunidade de samba do Butantã, exaltando, resgatando, aprendendo e ensinando o verdadeiro samba paulista.

É um encontro de sambistas, intérpretes, compositores, instrumentistas, percussionistas, batuqueiros, amantes do samba, poetas, crianças, jovens, adultos, senhores e senhoras, amigos, colegas, comunidades, onde o intuito é cantar sambas inéditos, além de apresentar obras de compositores que fazem e fizeram a história do samba paulista, bem como contando essa história por meio de painéis que são expostos nos locais durante as realizações dos eventos, mostrando ao público o compositor/poeta em sua essência. Ao primeiro acorde do cavaquinho, a cumbuca é aberta, e os diversos compositores começam a cantar os sambas inéditos e sambas consagrados. Ao término do evento a cumbuca é fechada com o samba de encerramento. O projeto valoriza e promove a cultura para a comunidade, despertando o interesse do ser humano em aprender um instrumento musical ou compor uma obra.

Foi fundado visando promover a cultura da região, hoje é visto como, sala de aula em forma de roda de samba. Os verdadeiros “ninhos” do samba enfraqueceram perante a comercialização de uma vertente da música popular brasileira, que não prima pela qualidade. O Samba na Cumbuca chegou para fortalecer o movimento do samba em São Paulo, revelando compositores, músicos... É nossa obrigação levar o que nos foi ensinado ao conhecimento da comunidade, ou seja, o valor cultural que nos foi deixado, e só cabe a nós, de forma diferenciada, didática e musical, transpor ao público a importância dos autores e suas obras, que são levantadas em nossas discussões. Com composições próprias, irreverentes e emocionantes vamos passando nosso conhecimento ao público, de maneira a fazer, com que interajam e se interessem por essa cultura, o Samba.

Como objetivo visa promover e valorizar a cultura do samba, levando o conhecimento à comunidade e o valor cultural que nos foi deixado, transpondo de forma totalmente didática a importância dos autores e suas obras.

O Samba na Cumbuca aconteçe todas as quintas-feiras
Local: Espaço Cultural Martinho
Endereço: R. Dr. Artur Neiva S/N (Muro Laranja)
Rio Pequeno – Zona Oeste – São Paulo – SP
Horário: 19:30

terça-feira, 22 de março de 2011

***** 1,2,3 PAGODE DA 27 *****

Em breve voltaremos com mais informações...
...Aguardem...
Grande Abraço;
***PAGODE DA 27 ***

* Parabéns Estrela do 3º Milênio *

O dia 08 de março de 2011 vai ficar na história para os integrantes da Escola de Samba Estrela do 3º Milênio. Com um grande desfile no Sambódromo do Anhembi, a coruja, símbolo da escola, levantou vôo e alcançou o 1º lugar do Grupo I, tornando-se a campeã do Carnaval 2011... A espera foi longa e o começo do desfile do Grupo I atrasou em 20min. A Estrela do 3º Milênio, que era a última escola da noite a passar pelo sambódromo – a 12ª - marcada para desfilar às 3h30 do dia 08, só conseguiu alcançar a passarela do samba por volta das 5h00 da manhã. A arquibancada já estava quase vazia, mas quem esperou para ver o desfile da escola, viu que valeu a pena. A Estrela do 3º Milênio conquistou não só a arquibancada com suas fantasias multicores e carros alegóricos muito bem planejados, mas também aos jurados que a estavam assistindo. Com o samba enredo “Deus perdoa, a natureza castiga. Protocolo de Kyoto, um alerta pela vida”, a escola da periferia do Grajaú tornou-se a preferida do dia, lançando um apelo à atuação catastrófica do homem ao meio ambiente e um alerta pelo respeito à natureza e pela vida: “Temos que usar a consciência e aprender, que a nossa existência também depende de você”. No ano que vem, a luta da Terceiro Milênio, por uma posição privilegiada, será maior. Ela disputará com escolas de grande porte no Grupo de Acesso, como a Nenê da Vila Matilde e a Peruche. As fotos e vídeos do evento de comemoração do titulo e também do desfile da campeã do Grupo I do Carnaval 2011, podem ser vistos no site da escola: www.estrela3milenio.com
Obs.:
Em 05 de maio de 1998, foi oficializado o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio, com o propósito de representar no carnaval paulistano a comunidade do extremo sul da cidade. Seu nome, “Estrela do 3° Milênio", deu-se alusivamente à virada do milênio em 2001, por ocasião, já esperado, como o grande acontecimento do século,suas atividades concentraram-se no espaço físico da casa de shows Corujão, que inspirou a idéia da coruja como símbolo e adotou o vermelho, azul, verde e branco como suas cores oficiais.

Em 2007 alcançou o (Grupo 3), e 2008 (Grupo 2) e Agora em 2011 com o Samba-enredo, Deus perdoa, a natureza castiga! Protocolo de Kyoto, uma alerta pela vida. A escola conquistou o direito ao grupo de acesso e se em 2012 conquistar o primeiro ou segundo lugar, estará automaticamente no grupo especial.